Procurar no site


Contacto

La Grande Maison

E-mail: contato@lagrandemaison.com.br

Dicas na Cozinha

  1. O odor de fritura da casa sairá, se colocar no fogo uma casca de laranja polvilhada com açucar;
  2. Para fazer uma fritura na manteiga, acrescente uma colherinha de óleo. Assim, a manteiga não queimará;
  3. Para que a gordura não espirre durante a fritura, salpique um pouco de sal na frigideira;
  4. Bife ou Peixe a milanesa, utilize apenas a clara do ovo, evitando assim que o óleo espume durante a fritura;
  5. A casca do ovo cozido sairá com mais facilidade, se coloca-lo em água fria logo após ser cozido;
  6. O omelete ficará mais leve e fofo, se adicionar uma pitada de maisena antes de bater;
  7. Adicionando gotas de limão na água em que será feito o arroz, resultarão grãos mais soltos e mais claros;
  8. Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão;
  9. Para evitar que o bacon enrole, mergulhe na água fria antes de fritar;
  10. O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se colocar uma colher de sopa de maisena no óleo bem quente.                                   

Dicas de Como Preparar Frutos do Mar

  • CAMARÃO:

» Para reconhecer o seu frescor, verifique se as caudas estão firmes. Caso contrário, rejeite-os.
» Para preparar, descasque, retire as pernas e deixe de molho em água fria.
» » Para retirar as tripas, use um destes métodos: encoste a ponta do palito nas costas e puxe aquele fio preto; se preferir, use uma agulha de crochê bem fina, pois o gancho puxa a tripa com facilidade.
» Retirada as tripas, lave bem e deixe numa vasilha com sal e limão por alguns instantes.
» Escorra, enxágüe em água corrente e escorra bem. Depois é só usar conforme a receita escolhida.
» Se quiser fritar os camarões, deixe-os de molho (depois de limpos) em água com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Escorra bem e frite. Eles ficarão mais crocantes.
Lembre-se que ao ensopar ou refogar camarões, o cozimento se faz rapidamente, quando ficarem rosados, retire-os com escumadeira, senão ficarão duros. Só acrescente o camarão no molho pouco antes de servir, o tempo suficiente para tomar gosto.

 

  • LAGOSTA:

O melhor é comprá-las vivas. Mas vivas ou mortas, o preparo é o mesmo: mergulhe-as em água fervente com sal, ervas aromáticas, pimenta em grãos e salsinha. Deixe por 15 a 20 minutos.
Para que não encolham, antes de aferventar, amarre cada lagosta numa tábua e assim ficarão da forma original. Deixe esfriar na própria água da panela. Retire as lagostas. Elimine as cabeças e caudas, retire as patinhas. Segure o corpo da lagosta com cuidado e enfie um garfo na abertura obtida pela retirada da cauda. Force o garfo com jeito e retire toda a carne, sem ter que quebrar a carapaça. Elimine qualquer vestígio de tripa.Utilize conforme a receita.

 

  • LULA:

Retire a cabeça e as espinhas das bolsas. Corte os tentáculos com cuidado, para não romper as bolsas de tinta. Tempere e use as lulas inteiras ou cortadas e tirinhas.

 

  • SIRI E CARANGUEJO:

O ideal é prepará-los vivos.
Mergulhe em água fervente com sal, louro, salsinha, pimenta em grão e limão. Deixe no fogo por uns 20 minutos.
Espere esfriar no próprio caldo. Retire, coloque o crustáceo sobre uma tábua, de pernas para cima. Arranque as patas com o auxilio de uma faca e tire a carne. Tire a parte superior da casca e puxe a carne. Use como pede a receita escolhida.

 

  • POLVO:

Deixe de molho em água fria e vinagre por uns 15 minutos. Retire com cuidado da água, pois ali fica depositado o excesso de areia. Tire as peles escuras e a bolsa de tinta. Bata bem, como se faz com a língua de boi (arremessando a contra uma tábua) e não como se faz com os bifes (usando martelos de carne). Enxágüe para tirar prováveis vestígios de areia e esfregue bem com limão, como se estivesse enxaguando. Afervente o polvo, inteiro ou em pedaços, num caldo aromatizado (água, sal, grãos de pimenta, salsinha. cravo e louro), por uns 25 minutos. Depois é só preparar conforme as indicações da receita escolhida.

 

  • OSTRAS:

Lave em água corrente com uma escova dura. Espete a ponta de uma faca na junção da concha e faça pressão. Sirva as ostras cruas, com suco de limão, disposta sobre cubos de gelo. ou prepare conforme a receita de sua preferência.

 

  • MARISCOS E MEXILHÕES:

 

Estão frescos se as cascas estiverem hermeticamente fechadas. Lave bem em água corrente, esfregando as cascas com uma escova dura. Para abrir, é só colocar numa panela (sem água e sem tempero) e levar ao fogo forte por 3 ou 4 minutos. Retire do fogo, acrescente um pouquinho de azeite, cebola e salsicha picada. Volte ao fogo forte, até que as cascas estejam totalmente abertas.
Retire os moluscos das cascas de vários tipos pois cada um molusco tem um tempo para abrir a casca.